- Compromisso e Propósito
- Princípios e Expectativas
- Uso do código
Compromisso e Propósito
Para obter o documento na íntegra clique aqui Ipsen Business Partner Code of Conduct – (BR)
A Ipsen está dedicada a melhorar a vida dos pacientes e está firmemente comprometida com uma cultura ética e com a Geração Ipsen. A Geração Ipsen é uma estratégia de
sustentabilidade transformadora que sinaliza o compromisso da Ipsen em moldar um mundo melhor e mais saudável, ancorado por quatro pilares – Ambiente, Pacientes,
Pessoas e Governança – integrando ações propositadas que são tangíveis e visíveis. A Geração Ipsen promove uma cultura de integridade, transparência e responsabilidade
que permeia todos os aspectos da organização, enfatizando os papéis individuais na formação de mudanças positivas.
Os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas, do qual a Ipsen é signatária, estão integrados em nosso próprio Código de Conduta. A Ipsen é membro da Federação
Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA) e da Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA), para contribuir para
reduzir as desigualdades na saúde, acelerar o acesso dos pacientes a medicamentos inovadores e melhorar a segurança do paciente.
Este Código de Conduta do parceiro de negócios articula o compromisso da Ipsen com negócios responsáveis e estabelece os princípios e expectativas para os Parceiros de
Negócios da Ipsen. Os Parceiros de Negócios são entidades e indivíduos que fornecem bens e serviços à Ipsen, ou agem em nome da Ipsen, como e não se limitando a
fornecedores, incluindo subcontratados, consultores, distribuidores e agentes.
Princípios e Expectativas
A Ipsen reconhece que seus Parceiros de Negócios desempenham um papel importante no sucesso e compromissos da Ipsen. Buscamos relacionamentos com Parceiros de Negócios que operam de acordo com os seguintes princípios:
- Comprometidos com a ética e integridade nos negócios.
- Abraçam a sustentabilidade e operam de maneira ambientalmente responsável.
- Respeitam os direitos humanos e o trabalho, saúde e segurança dos funcionários.
- Promovem uma cultura de diversidade, equidade e inclusão.
- Garantem transparência sobre o impacto no meio ambiente e na sociedade.
- Integram a garantia de qualidade nos processos de negócios.
- Implementam sistemas de gestão e segurança da informação que protegem as informações pessoais.
Espera-se que os Parceiros de Negócios:
- Mantenham os padrões deste Código de Conduta.
- Mantenham requisitos semelhantes em sua base de fornecimento e relacionamentos comerciais.
- Cumpram todas as leis e regulamentos aplicáveis.
- Monitorem e promovam a conformidade com este Código de Conduta.
- Apoiem a Ipsen em: Avaliações de risco e qualificações (quando aplicável), ambições da Geração Ipsen e Compras sustentáveis, Conformidade com a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).
Uso do código
Os Parceiros de Negócios devem comunicar e implementar as expectativas deste Código de Conduta, ou similar, aos seus funcionários e parceiros de negócios. Encorajamos um engajamento construtivo com nossos Parceiros de Negócios e visamos apoiar na construção de capacidades com esses padrões.
Também podemos nos envolver com os Parceiros de Negócios para confirmar a conformidade com esses padrões, incluindo o uso de questionários de diligência prévia e avaliação de risco, avaliações no local ou outras atividades necessárias.
A Ipsen reserva-se o direito de não entrar ou de descontinuar um relacionamento com um parceiro de negócios cujas práticas não estejam em conformidade com esses padrões.
Os Parceiros de Negócios devem defender os direitos humanos dos trabalhadores e tratá-los com dignidade e respeito. Deles são esperados cumprir com os tratados internacionais de direitos humanos (com a Organização Internacional do Trabalho), sem prejuízo das leis nacionais mais favoráveis.
TRABALHO INFANTIL E JOVENS TRABALHADORES
Os Parceiros de Negócios não devem se envolver ou apoiar quaisquer formas de trabalho infantil, não empregar uma pessoa com menos de 15 anos (ou abaixo da idade legal para terminar a escolaridade obrigatória) ou pessoa com menos de 18 anos para trabalho noturno e perigoso.
EMPREGO LIVREMENTE ESCOLHIDO
Os Parceiros de Negócios não devem usar trabalho forçado, vinculado, ou de servidão, trabalho prisional involuntário ou tráfico humano. Os funcionários têm o direito de entrar no emprego voluntária e livremente. Os funcionários têm o direito de encerrar livremente seu contrato de trabalho a qualquer momento sem a ameaça de penalidade, por meio de aviso prévio razoável.
SEM VIOLÊNCIA, SEM DISCRIMINAÇÃO E TRATAMENTO JUSTO
Os Parceiros de Negócios devem proporcionar um local de trabalho livre de discriminação e assédio. Eles não devem submeter os trabalhadores a tratamento desumano, como assédio sexual ou castigo corporal. Eles devem garantir igualdade de oportunidades e tratamento de todos os funcionários no recrutamento, emprego, desenvolvimento e avanço de carreira, proporcionando oportunidades iguais com base em critérios justos, transparentes e objetivos.
SALÁRIOS, BENEFÍCIOS E HORAS DE TRABALHO
Os Parceiros de Negócios devem pagar aos trabalhadores de acordo com as leis salariais aplicáveis, incluindo salário mínimo, horas extras e benefícios obrigatórios. Os Parceiros de Negócios devem comunicar clara e prontamente a base na qual os trabalhadores são pagos. Deduções dos salários como medida disciplinar não devem ser permitidas, nem devem ser permitidas quaisquer deduções dos salários não previstas pela lei nacional sem a permissão expressa do trabalhador em questão.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ASSOCIAÇÃO
Os Parceiros de Negócios devem respeitar o direito dos funcionários de se comunicar, levantar preocupações sobre as condições de trabalho, e de estabelecer e se juntar ao sindicato de sua própria escolha, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis de forma livre e voluntária.
Os Parceiros de Negócios devem proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários e o público. Eles devem adotar uma abordagem de melhoria contínua para a saúde e segurança, e cumprir com as leis, regulamentos, políticas e padrões de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) aplicáveis.
SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES
Os Parceiros de Negócios devem proteger os trabalhadores da superexposição a produtos químicos, riscos biológicos e físicos, e tarefas fisicamente exigentes no local de trabalho e em quaisquer acomodações fornecidas pela empresa. Os Parceiros de Negócios devem ter programas em vigor para prevenir ou mitigar incidentes catastróficos associados às operações e processos. Os programas devem ser proporcionais aos riscos da instalação. Os Parceiros de Negócios devem garantir o acesso a instalações sanitárias limpas e água potável, e, se apropriado, instalações sanitárias para armazenamento de alimentos devem ser fornecidas.
INFORMAÇÃO DE RISCO E TREINAMENTO
Os Parceiros de Negócios devem disponibilizar informações de segurança relacionadas a materiais perigosos no local de trabalho, incluindo compostos farmacêuticos e materiais intermediários farmacêuticos, para educar, treinar e proteger os trabalhadores e outros dos riscos.
EMERGÊNCIA E PREPARAÇÃO
Os Parceiros de Negócios devem identificar e avaliar situações de emergência no local de trabalho e em quaisquer acomodações fornecidas pela empresa e minimizar seu impacto através da prevenção e implementação de planos de emergência e procedimentos de resposta.
Os parceiros de negócios devem operar de maneira ambientalmente responsável e eficiente em todos os aspectos de seus negócios. Eles devem ter sistemas de gestão adequados para gerenciar efetivamente os riscos ambientais.
CONFORMIDADE COM LEIS E REGULAMENTOS
Os parceiros de negócios devem cumprir todas as regulamentações ambientais aplicáveis. Todas as permissões, licenças, registros de informações e restrições ambientais e operacionais necessárias devem ser obtidas, assim como os requisitos de relatório.
CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
Os parceiros de negócios devem conservar os recursos naturais e se envolver em atividades voltadas para a gestão responsável da água (incluindo a redução do uso da água), consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa. Os parceiros de negócios devem ter sistemas em vigor para quantificar a quantidade de água utilizada, energia consumida, resíduos gerados e mecanismo de descarte, e gases de efeito estufa emitidos por suas operações.
GESTÃO DE RESÍDUOS
Os parceiros de negócios devem ter sistemas em vigor para garantir o manuseio seguro, movimentação, armazenamento, reciclagem, reutilização ou gestão de resíduos, emissões de ar e descargas de águas residuais. Qualquer resíduo, água residual ou emissões com potencial para impactar adversamente a saúde humana ou ambiental devem ser adequadamente gerenciados, controlados e tratados antes de serem liberados no meio ambiente.
DERRAMAMENTOS E LIBERAÇÕES
Os parceiros de negócios devem ter sistemas em vigor para prevenir e mitigar derramamentos e liberações acidentais no meio ambiente.
Espera-se que os parceiros de negócios cumpram as leis e regulamentos aplicáveis em toda a sua cadeia de fornecimento, nos países em que operam. Eles devem se comportar de maneira ética e com integridade em suas atividades comerciais e interagir de maneira transparente com profissionais de saúde e organizações de saúde, pacientes e organizações de pacientes, formuladores de políticas, funcionários do governo ou pagadores.
ANTICORRUPÇÃO
O parceiro de negócios, seus funcionários ou subcontratados não devem se envolver ou tolerar qualquer forma de corrupção. Eles não devem aceitar, oferecer ou dar, direta ou indiretamente através de terceiros, qualquer coisa de valor para qualquer pessoa (por exemplo, profissional de saúde) ou organizações (por exemplo, agência governamental), para obter ou reter negócios ou para induzir qualquer vantagem indevida. Tais benefícios impróprios podem compreender dinheiro, presentes, doações monetárias inadequadas ou doações.
TREINAMENTO EM CONFORMIDADE COM A SAÚDE
Os parceiros de negócios devem garantir que o treinamento adequado seja fornecido a todos os funcionários ou pessoal que interagem com profissionais de saúde, organizações de saúde, pacientes ou organizações de pacientes.
CONFLITOS DE INTERESSE
Os parceiros de negócios devem evitar situações que apresentem ou possam criar a aparência de um conflito entre seus interesses e os da Ipsen, incluindo potencial conflito de interesse com os funcionários da Ipsen. Os parceiros de negócios devem declarar qualquer conflito de interesse que possa afetar o desempenho de tarefas ou a prestação de serviços confiados a eles pela Ipsen.
LIVROS E REGISTROS PRECISOS
Os parceiros de negócios devem manter livros e registros financeiros de acordo com os requisitos legais, regulatórios ou fiscais aplicáveis e seguir práticas contábeis aceitas.
CONCORRÊNCIA JUSTA E LEIS ANTITRUSTE
Os parceiros de negócios devem conduzir seus negócios em conformidade com as leis de concorrência e antitruste aplicáveis, mantendo padrões para práticas comerciais justas e precisas. Isso significa, entre outras coisas, não se envolver em fixação de preços, compartilhamento de mercado, manipulação de licitações, publicidade falsa.
PROTEÇÃO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Os parceiros de negócios devem salvaguardar e fazer uso adequado da propriedade intelectual e das informações confidenciais da Ipsen. Eles devem obter a aprovação da Ipsen antes de comunicar ou divulgar externamente qualquer informação relacionada à Ipsen. Os parceiros de negócios não devem usar ou compartilhar informações não públicas sobre a Ipsen. As informações não públicas podem incluir dados de ensaios clínicos, estratégias corporativas, fusões e aquisições, contratos estratégicos, casos judiciais ou mudanças na alta administração. Comprar ou vender títulos da empresa enquanto estiver ciente de tais informações não públicas é considerado “negociação de informações privilegiadas” e, portanto, ilegal.
PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
Os parceiros de negócios devem respeitar os dados pessoais dos indivíduos de maneira consistente com os direitos à privacidade e as leis de proteção de dados aplicáveis. Eles devem tomar precauções apropriadas e medidas técnicas e organizacionais para proteger as informações pessoais contra perda, roubo, uso indevido, acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição.
CONTROLES DE COMÉRCIO E CONTROLES DE EXPORTAÇÃO
Os parceiros de negócios devem cumprir todos os controles de importação e exportação aplicáveis, sanções comerciais e outras leis de conformidade comercial dos países em que operam.
BEM-ESTAR ANIMAL
Os parceiros de negócios devem tratar qualquer animal usado em suas atividades de maneira ética, tratado com respeito, com dor e estresse minimizados. Os testes em animais devem ser realizados após considerar a substituição de animais, reduzir o número de animais usados ou refinar procedimentos para minimizar o sofrimento.
SEGURANÇA E QUALIDADE DO PRODUTO
Os parceiros de negócios envolvidos no fornecimento, fabricação, embalagem, teste, armazenamento e distribuição de materiais/produtos em nome da Ipsen devem garantir a conformidade com os Regulamentos de Qualidade aplicáveis, Boas Práticas de Fabricação (BPFs) e Boas Práticas de Laboratório (BPLs) para os mercados em que os produtos são registrados e distribuídos. A documentação ou dados relevantes para as atividades realizadas devem ser originais, precisos, legíveis, controlados, recuperáveis e seguros contra manipulação ou perda intencional ou não intencional.
ENSAIOS CLÍNICOS
Os parceiros de negócios envolvidos em ensaios clínicos devem garantir a conformidade com todos os requisitos regulatórios aplicáveis nos países onde os ensaios clínicos são conduzidos e onde os produtos da Ipsen são comercializados, registrados e distribuídos. Os parceiros de negócios devem aderir às orientações relevantes sobre Boas Práticas Clínicas (BPCs), emitidas por autoridades regulatórias nacionais e locais. Os parceiros de negócios que gerenciam os ensaios clínicos devem fornecer total visibilidade à Ipsen, de quaisquer atividades de ensaios clínicos subcontratadas.
Os parceiros de negócios devem gerir e operar suas atividades de maneira segura, com as melhores práticas de segurança de TI (Tecnologia da Informação) e OT (Tecnologia Operacional), para garantir a continuidade dos negócios e a proteção dos ativos da Ipsen do ponto de vista de confidencialidade, integridade e disponibilidade.
GOVERNANÇA DE SEGURANÇA
Os executivos seniores dos parceiros de negócios devem estar ativamente comprometidos e envolvidos na governança de segurança, alocando recursos e financiamento adequados para alcançar seus objetivos de segurança.
FRAMEWORK DE SEGURANÇA ROBUSTO
Os parceiros de negócios devem desenvolver processos, procedimentos e padrões de segurança eficazes, em linha com as leis e regulamentos aplicáveis.
PADRÕES DE SEGURANÇA DE TI E OT E MELHORES PRÁTICAS DA INDÚSTRIA
Os parceiros de negócios devem demonstrar compromisso com os padrões de segurança cibernética e, quando apropriado, obter e manter certificações de segurança para serviços ou produtos em domínios de TI e OT (por exemplo, ISO27001, SOC2, ISA 62443). A conformidade com as políticas de segurança deve ser regularmente auditada. As medidas corretivas devem ser seguidas e a melhoria contínua aplicada.
TREINAMENTO DE SEGURANÇA
Os parceiros de negócios devem fornecer treinamento de segurança adequado para sua equipe para garantir o conhecimento e a adesão às políticas de segurança.
CADEIA DE SUPRIMENTOS SEGURA
Os parceiros de negócios devem garantir que seus próprios fornecedores atendam aos requisitos de segurança. Os parceiros de negócios devem fornecer produtos, softwares, serviços e materiais seguros de acordo com os requisitos especificados pela Ipsen.
OPERAÇÕES DE FABRICAÇÃO E SITES DE P&D
Os parceiros de negócios devem aderir à segurança OT e documentar formalmente todos os aspectos dos controles de segurança durante a implementação de equipamentos de produção ou quaisquer atualizações de sistema.
PROCESSOS DE RESPOSTA E RECUPERAÇÃO CIBERNÉTICA
Os parceiros de negócios devem ter sistemas e processos em vigor para detectar, prevenir e mitigar possíveis interrupções cibernéticas no caso de um grande incidente cibernético no ambiente que possa colocar em risco direta ou indiretamente os ativos, dados ou operações da Ipsen. Procedimentos de backup e restauração devem estar em vigor para todos os sistemas GxP e não GxP. Quando relevante, os incidentes de segurança devem ser relatados às autoridades e/ou à Ipsen.
No espírito dos princípios deste Código de Conduta, qualquer pessoa que saiba ou suspeite que um Parceiro de Negócios, funcionário da Ipsen, ou qualquer pessoa agindo em nome da Ipsen tenha se envolvido em atividades impróprias que possam violar este Código de Conduta, é encorajada a relatar a preocupação através da
Plataforma de Alerta Whispli da Ipsen (linha anônima e confidencial) ou usar o endereço de e-mail Ipsen.Ethics.Hotline@ipsen.com
Os relatórios enviados através do endereço de e-mail serão recebidos apenas por pessoal específico no Departamento de Business Ethics da Ipsen, encarregados pela gestão de alertas.
Nossa Responsabilidade